Sanko Recycle Co.

AGORA é a hora para experiências multiculturais!

Desde 2018, a Sanko Recycle Co., Ltd. tem feito doações anuais para o “It’s ME Camp”. O responsável por esse suporte contínuo, é o próprio chefe executivo da empresa, o Sr. Hidekazu Kaneda. Suas experiências pessoais e sua esperança por um mundo melhor inspiraram-o a continuar seu generoso suporte.

Makino, arepresentante da DiVE.tv, realizou uma entrevista sobre os planos e sonhos do Sr. Kaneda para o futuro do “It’s ME Camp”

Sanko Recycle Co.
Hidekazu Kaneda, presidente da Sanko Recycle Co., Ltd.
P. Sua companhia está na indústria de construção, o que te fez manter o interesse nesse tópico de troca de experiências interculturais?

Nossa companhia tem o foco em limpar o solo contaminado em obras de construção. A dura realidade da indústria de construção é a grande falta de trabalhadores no momento, mas nós não necessariamente temos estrangeiros trabalhando para nós, e não estamos trabalhando com outros países também.

A razão pela qual eu me interessei por este tópico, foi através de um Rotary Club do qual eu faço parte, mais especificamente em 2015, quando me tornei presidente do Comitê Distrital da Fundação Memorial Yoneyama. A Fundação Memorial Yoneyama é comandada pelo Japanese Rotary Club, no qual eles fornecem bolsas de estudos para estudantes internacionais. Os membros do Rotary Club contribuem com doações, e no momento, estamos apoiando mais de 850 estudantes internacionais no Japão.

(Para mais informações sobre a Fundação Memorial Yoneyama: Clique aqui! )

P. Através do programa de bolsas de estudo para os estudantes internacionais, você conseguiu conhecer pessoas novas e aprender coisas novas?

Sim, eu consegui aprender muita coisa com os estudantes internacionais, mas aprendi também sobre perspectiva e valores que essas doações têm. Foi uma ótima oportunidade para pensar sobre coisas diferentes. Os recursos financeiros da Fundacao Memorial Yoneyama não vêm diretamente da Rotary Club, mas sim dos membros que viraram parte do comitê. Eles coletam as doações separadamente. Esse é o “porquê” da importância em apoiar os estudantes internacionais e as conexões que podem surgir no futuro. E nós temos que responder todos os tipos de perguntas que os membros do clube possam ter.

Um conflito que temos é relacionado aos problemas políticos, especialmente porque a maioria dos estudantes internacionais são da China e nosso país não tem tido a melhor reação com eles nesses últimos anos. Quando esses problemas políticos e diplomáticos surgirem, a mídia exagerará nas notícias sobre o país opositor, fazendo-o parecer ruim. Isso vai levar, inevitavelmente, as pessoas do país a terem uma imagem negativa deste outro país. Isso pode levar pessoas a falarem “Por que apoiar esses estudantes chineses?”. Esta é a triste realidade.

P. Por que você acha que é importante apoiar os estudantes internacionais e as trocas de experiências interculturais?

Porque isto vai levar a paz mundial. Para que as pessoas de cada país não se afetem com diferenças políticas, é importante ter uma relação em que você pode ver a real face da outra pessoa. O Fundação Memorial Yoneyama, não só fornece suporte monetário, mas eles fazem questão de ter uma interação mensal com todos os estudantes. Em cada estado, tem clubes de suporte que visitam os estudantes que se inscreveram nestes. Nos também organizamos 4 eventos durante o ano onde todos nós nos juntamos, para que no final do ano, os estudantes se sintam próximos a nós, como uma relação de pais e filhos.

Ao fazer isso, os estudantes internacionais têm uma imagem positiva do Japão e continuam tendo essa imagem nossa mesmo após voltar ao seu país e possamos manter essa boa relação.

Sanko Recycle Co.
A parede frontal da sede coberta por verde
P. Recentemente no Japão, existem muitos estrangeiros que vem para cá para trabalhar, e não somente como estudantes. Você acha que o Japão está se tornando mais liberal no sentido de aceitação internacional?

A população japonesa irá com certeza diminuir no futuro, então eu vejo como uma coisa boa. Se a população diminuir, o poder do país também diminui.

Eu tenho raízes coreanas, mas agora eu me naturalizei como cidadão japonês, já que pago os impostos aqui no Japão (haha). E eu também tenho o direito de votar, e tenho o passaporte japonês, então posso viajar para outros países também.

Penso que a razão pela qual as pessoas (incluindo eu) escolheram tornar-se cidadãos japoneses naturalizados é que, uma vez que começamos a viver aqui, percebemos verdadeiramente de quão incrível é e começamos a amá-lo. Penso que isso é uma coisa óptima e que é algo de que o Japão se deve orgulhar.

P. O que pensa sobre o emprego de estrangeiros?

O maior problema é a barreira linguística. De momento não temos nenhum estrangeiro empregado na nossa empresa. Uma vez que a nossa empresa lida com máquinas muito grandes, é difícil garantir a segurança dos empregados. Se algo acontecer e eles puderem responder imediatamente quando dizemos “PERIGO”, seria bom, mas com um passo em falso e poderia levar a um desastre.

Na indústria da construção, há muitos empregados estrangeiros que trabalham no campo especializado da cofragem. A nossa empresa não tem quaisquer regras contra o emprego de estrangeiros, mas temos o nosso padrão de compreensão da língua definido com muito avanço. No futuro, gostaríamos de empregar cada vez mais pessoas com formações diversas, como as que cresceram no Japão e que não têm barreiras linguísticas.

Sanko Recycle Co.
Cenário do telhado da sede onde os painéis solares estão instalados

P. A sua empresa não só tem importância na contribuição internacional, como também tem importância nas contribuições ambientais. Por quê?

Neste momento, fazemos principalmente Muros Verdes e sistemas de energia solar. Assim como abrimos o nosso jardim no terraço como abrigo de evacuação para a nossa comunidade em caso de emergência. Associámos um acordo de cooperação sobre gestão de catástrofes com a cidade de Tokai, e dispomos de abastecimento alimentar e espaço para cerca de 200 pessoas sobreviverem por alguns dias durante uma emergência. Esta área é um

zona industrial mas eu estava sempre preocupado com a possibilidade de ocorrência de um tsunami durante o dia de trabalho, não teríamos para onde fugir. Foi por isso que quando remodelámos o nosso edifício, decidi acrescentar um espaço público que também pode ser utilizado para evacuações.

(Para mais informações sobre a prevenção de catástrofes: Clique aqui!  )

A razão número um para o fazer é para melhorar a imagem das nossas empresas. Eu queria melhorar a imagem que os resíduos industriais tinham. A nossa empresa ocupa-se principalmente da construção de obras públicas, pelo que não é amplamente conhecida por muitas pessoas fora do campo. Assim, a fim de manter a motivação dos trabalhadores e inspirá-los a ter orgulho na sua empresa, considero importante e trabalho arduamente para acompanhar a RSE.

P. Posso realmente perceber que se preocupa com os trabalhadores.

Quero que os trabalhadores permaneçam na nossa empresa durante um longo período. Especialmente aos trabalhadores a tempo integral, digo-lhes sempre: “Vocês não trabalham para a empresa, mas trabalham para vocês próprios”. Quero que eles usem a empresa como uma forma de tornar os seus sonhos e objetivos realidade.

Eu próprio entrei para a empresa do meu pai depois de ter terminado a faculdade e também tive dificuldades nesta indústria durante um longo período de tempo. É por isso que quero retribuir aos trabalhadores para o sucesso da empresa. Durante muito tempo, sempre quis que os meus trabalhadores pudessem ir às suas reuniões escolares e sentir-me feliz e orgulhoso por os seus rendimentos serem superiores aos dos seus colegas de turma.

Sanko Recycle Co.
Os funcionários trabalham com segurança em primeiro lugar
Sanko Recycle Co.
Hidekazu Kaneda, presidente da Sanko Recycle Co., Ltd.
P. Por último, há alguma coisa que tenha esperança do “It’s ME Camp”?

Todos os anos leio sempre o relatório do acampamento, surpreende-me que continue a fazer este tipo de coisas. Penso que é ótimo.

É incrível pensar que estas crianças que por acaso nasceram no Japão com pais com raízes estrangeiras ou aqueles que foram trazidos para o Japão pelos seus pais, aprenderão a amar o Japão tendo estas oportunidades de conhecer o povo japonês. Isto não só é ótimo para essas crianças, mas também para o Japão.

Entrevista:2020/Out./19
por Kanako Makino

Sanko Recycle Co., Ltd.

3-190, Asayama Tokai city Aichi
https://www.sanko-re.co.jp